7 - 8 Abril 2018

Talha em Madeira: Novos caminhos para uma técnica ancestral

Com a orientação da Kerstin Thomas e do Renato Costa e Silva, este é um workshop que apresenta uma abordagem criativa à talha em madeira como meio de expressão pessoal e artística.

 
IMG_8120.JPG
 

7 – 8 Abril 2018;
10:00 -13h ; 15:00 - 18.00;
Preço: 126 € - 
os materiais básicos e alojamento partilhado nas nossas residências, estão incluídos;
As refeições não estão incluídas. Pode levar a sua refeição ou tomar uma refeição leve no Café da Videira;
Para principiantes com e sem experiência;
7  pessoas.


 
31543351_1930598113617218_1762826119272202240_n.jpg
 

Kerstin Thomas

Escultora

Concluiu Artes Plásticas e estudou Talha / Escultura em madeira na Alemanha, país de origem. Já em Portugal, licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequentou ainda o Curso de Ciências Sociais. Com preferência por madeiras autóctones, desenvolve um trabalho inspirado na vivência rural e na expressividade do rosto humano. Co-fundadora do projecto Cerdeira Village, concilia actualmente o seu trabalho artístico com o de coordenadora do Programa Residências Artísticas do Cerdeira Village. Reside na Cerdeira desde 1988.

 kerstin@cerdeiravillage.com

 

Renato Costa e Silva

Escultor

Renato Costa e Silva, ceramista e escultor, conta em 40 anos de actividade profissional com um vasto curriculo não só na área da cerâmica como também de escultura de grandes dimensões para espaços públicos em diversos materiais. 
Natural de Angra do Heroísmo, onde vive e trabalha, fez um estudo intensivo de barros e materiais cerâmicos e tem uma larga  experiência na preparação de pastas cerâmicas e vidrados, ao longo dos anos ele realizou centenas de cozeduras de cerâmica a lenha.

 

O que pode aprender neste workshop

  • Técnicas básicas de talha em madeira;
  • Técnicas de acabamentos;
  • Noções de manutenção de ferramentas e segurança no trabalho;
  • Ver e pensar de forma criativa.
 

Descrição

A talha/escultura em madeira e especialmente o baixo relevo, tradicionalmente relacionado com a arte sacra ou à macenaria na fabricação de móveis, pode e deve  ir também por outros caminhos, novos projectos e conteúdos, sejam eles figurativos ou abstratos, simples ou em associação com outros materiais ou cores.

Este curso é uma abordagem criativa à talha em madeira como meio de expressão pessoal e artística. Após uma introdução às técnicas e matérias primas, cada participante elaborará o seu  próprio projecto, acompanhado e apoiado a par e passo  pelo formador, num ambiente de amizade, cooperação e entreajuda entre todos os participantes. Nascerão peças inspiradas pela sua estadia e vivência neste lugar tão especial ou projectos que sonhou realizar já há muito -  baixos relevos ou pequenas esculturas que nos contam histórias - em madeira.

A madeira de  castanho  (castanea sativa) será a  nossa principal, mas não exclusiva,  matéria prima, uma madeira autóctone, densa, de crescimento lento, resistente e duradoura, bonita e homogénea.

Trabalhar madeira  é um constante diálogo  entre o  artista e a matéria  prima que  devido às suas características,não deixa  “impôr”  com  facilidade as nossas ideias, exige comunicação, compromisso, sensibilidade e técnica.

No  final do curso levará para  casa  uma  exelente peça, fruto desse  diálogo, da  sua criatividade e da aprendizagem que  este curso lhe proporcionou.

 

Condições

  • Beneficiará de um desconto de 10% na estadia, se optar por ficar numa das nossas casas
  • Desconto 10% earlybird se reservar com 3 meses de antecedência;
  • Refeições cozinhadas para grupos podem ser encomendadas