19 - 20 Maio 2018

Introdução à Tinta-da-China

Um fim-de-semana inteiro dedicado a explorar a tinta-da-china e os pincéis chineses. Ao ar livre e na sala de aula, exploraremos esta tradição de séculos através de exercícios estruturados que permitirão uma aprendizagem gradual e progressiva. 

 
DSC09021.jpg
 

19 – 20 Maio 2018;
9:30 -12:30h ; 14:00 - 17:00;
Preço: 126 € -
os materiais básicos e alojamento partilhado nas nossas residências, estão incluídos;
As refeições não estão incluídas. Pode levar a sua refeição ou tomar uma refeição leve no Café da Videira;
Para principiantes com ou sem experiência;
7 – 12 pessoas.


Bodil Eide e Paulo Borges

Artistas Professores

ceramica2.jpg
 

A Bodil e o Paulo ensinam juntos desde 2007. Fazem parte de uma comunidade internacional de artistas que estudam com as artistas Sul Africanas Rose Shakinovsky e Claire Gavronsky (rosenclaire) em Florença, Itália. A Bodil recebeu delas a sua formação como professora para o ensino de iniciação e de nível avançado de desenho, pintura, escultura e prática artística contemporânea. São licenciados respectivamente em Belas Artes (KHIO, Oslo, Noruega) e Design de Comunicação (FBAUL, Lisboa). Reunem mais que 15 anos de experiência no ensino estruturado de desenho, pintura, escultura e criatividade, junto a um público de principiantes, artistas plásticos, tal como crianças e jovens. Desde 2017 organizam as formações Ensinar as Artes para a equipa de artistas ligada à Cerdeira Arts & Crafts School.

 

 

Descrição

O desenho a tinta-da-china tem uma tradição milenar. Do desenho mais detalhado até ao mais expressivo, fascina-nos com a sua variedade de expressões.

Pode ser usado com água abundante, obtendo efeitos inesperados, ou então com pincel mais seco, sensível às qualidades de linha e textura. Um elemento chave para conseguir alguma mestria na tinta-da-china é o uso do pincel chinês, que tem propriedades únicas.

Esta técnica merece algum tempo para estudar e praticar, assim decidimos dedicar-lhe um fim-de-semana inteiro.

A aldeia da Cerdeira e a floresta que a circunda está repleta de vistas, texturas, casas de xisto, árvores, plantas e pedras que convidam para explorar o desenho.
Vamos desenhar na rua e na sala de aulas, com exercícios estruturados que permitem uma aprendizagem gradual e progressiva. É apropriado para principiantes e para quem quer aprender e explorar!

 

Condições

  • Beneficiará de um desconto de 10% na estadia, se optar por ficar numa das nossas casas
  • Desconto 10% earlybird se reservar com 3 meses de antecedência;

  • Refeições cozinhadas para grupos podem ser encomendadas