Art & Craft Week/ Semana Criativa: 27 a 31 de Março 2018

Cinco dias, cinco experiências diferentes. A equipa de professores/ artistas da Cerdeira oferece workshops dando forma a mais uma semana de aprendizagem intensiva. Fiação, tinturaria, tecelagem, tinta-da-China e Raku.

 
DSC00217.jpg

 

Preço: 50€ por dia (pode participar em um ou vários);
Materiais incluídos;

Não é necessária experiência prévia;
Idade: maiores de 14;
As inscrições estão limitadas ao número de lugares disponíveis.

Ficha de inscrição em baixo.


Fiar Fiar Fiar: Fiação de Lã

27 Março/ Terça-feira/ 10:00 - 18:00

Uma oportunidade de fazer o ciclo da preparação da lã de ovelha, vamos lavar, cardar e fiar, aprenda a trabalhar com fusos e roda, um ambiente bem quentinho neste início de Primavera nos ateliers da Cerdeira Arts &Crafts School em Cerdeira na Serra da Lousã.

Professora: Estela Melo


Ao Vivo e a Cores: Tinturaria Natural

28 Março/ Quarta-feira/ 10:00 - 18:00

Muitas das plantas, bagas ou líquens que nos rodeiam contêm uma paleta de cores riquíssima e inspiradora para o trabalho artístico em têxtil.

Guida Fonseca ajuda-nos a descobrir este potencial neste curso de iniciação à tinturaria na utilização de plantas e produtos auxiliares de origem natural, sem efeitos nocivos para o ambiente.

Conhecer plantas tintureiras, aprender a preparar os materiais e experimentar diferentes técnicas do processo de tingimento são os objectivos deste curso de um dia.

Estão incluídos os materiais para elaborar um pequeno mostruário dos vários processos e das cores obtidas.

Número máximo de participantes 10

Professora: Guida Fonseca


Por um Fio: Introdução à Tecelagem

29 Março/ Quinta-feira/ 10:00 - 18:00

Tecer é muito mais que cruzar fios num tear. Fios podem ser linha de cor ao serviço da imaginação e criatividade. Tecer é ordenar a mente, cultivando e elevando-a.

Este curso de um dia serve como introdução à tecelagem, do funcionamente do tear e dos diferentes materiais, uma aprendizagem inicial que inclui a experimentação do trabalho com o tear. É um cheirinho daquilo que pode vir a ser uma paixão.

Número máximo de participantes: 10

Professoras: Guida Fonseca


Tinta-da-China: Desenhar na Natureza

30 Março/ Sexta-feira/ 10:00 - 18:00

Vamos desenhar objectos que colhemos na floresta; Plantas, ramos, pinhas, pedras. Vamos aprender a usar pincéis chineses. Estes são flexíveis e oferecem expressão e elegância aos desenhos mesmo para quem é um principiante. Como projeto final, vamos fazer desenhos de grande dimensão com pínceis improvisados.

Professores: Bodil Eide e Paulo Borges


Raku: Decoração e cozedura de Shawan (Chávenas Japonesas)

31 Março/ Sábado/ 15:00-18:00 - 20:00-Até ao final das cozeduras

Estão incluídas 3 taças (de tamanho diferente) por participante. Taças adicionais: 10€/cada.

O nosso ponto de partida para este workshop é um conjunto de chávenas de chá que precisam ser decoradas e vidradas. Esta será a nossa tarefa para esta tarde. A cozedura Raku será feita durante a noite para que possamos apreciar melhor as peças incandescentes quando saem do forno.

Professores: Paula Violante e Miguel Neto


 

Ficha de Inscrição

O valor de cada workshop deve ser pago antecipadamente para garantir a inscrição. Enviaremos informação de volta para concluir o processo.

Primeiro e último nome.
Escolha os seus workshops *
Indique os workshops em que se quer inscrever.
Indique o número de pessoas que quer inscrever.